31/12/19

A Amazon me ajudou a dormir melhor

Obviamente a Amazon não desenvolveu nenhum tipo de medicamento para ajudar o sono das pessoas. Tão pouco me refiro aos milhares de ebooks disponíveis na plataforma da empresa criada pelo Jeff Bezos. Estou falando da AWS (Amazon Web Services), plataforma de cloud que praticamente inaugurou uma nova era na computação quando entrou em operação em 2006. Como todo novo serviço levou um tempo até se popularizar, modificar completamente o mercado de distribuição de software e influenciar outros players.

Em 2010 começamos o primeiro embrião do que viria a ser a VT Real em torno de uma solução de roteirização e auditoria de vale-transporte na web, solução que, após algumas evoluções tecnológicas e a chegada de novas funcionalidades e módulos, persiste como core do nosso negócio. Era basicamente uma página web com todo o processamento de cálculo realizado em Back-end por algoritmos em php hospedados em um servidor linux. A primeira ideia foi montar uma boa máquina para servir de servidor, contratar um bom link de internet e hospedar em nosso próprio datacenter/escritório. Nessa época eu tinha problemas com sono por alguns motivos. O primeiro deles era ter que monitorar se a aplicação estava de pé durante pelo menos o horário comercial, quando nossos clientes estariam potencialmente utilizando o sistema e quando fazíamos demonstrações do mesmo. O segundo era garantir que a máquina física (servidor) estava ligado e com acesso via internet. Caso um dos dois falhasse eu teria que ir pessoalmente ao escritório resolver. A internet não era tão confiável mas o pior era a energia elétrica. Ao menor sinal de chuva o fornecimento era interrompido, o servidor desligava e alguém tinha que ir lá para verificar o que houve e ligá-lo novamente. Essa situação me tirava o sono.

Em 2014 ouvi falar em uma tal de AWS e vi que era oferecido um período gratuito de teste de uma máquina simples pelo período de 12 meses. O modelo era o IaaS (Infraestrutura como Serviço, em português) que me permitia acesso remoto à máquina virtual de qualquer lugar que eu estivesse. Além disso prometia alta disponibilidade, escalabilidade, baixo custo e pagamento sob demanda.

Como bons mineiros que somos ficamos um pouco reticentes em migrar nossa solução em definitivo para essa tal de nuvem, desligar o servidor físico e cancelar o IP fixo da internet. Inicialmente implantamos uma versão em um servidor linux gratuito e fomos testando até acreditarmos que realmente essa tal de cloud computing tinha chegado para ficar e tinha chegado até nós. Monitorando o funcionamento do servidor via console vimos que a promessa de alta disponibilidade era realmente verdade. As possibilidades de poder escalar nosso serviço à medida que a demanda crescesse também se encaixava muito com nosso contexto. O preço praticamente empatou com os custos que tínhamos mantendo a aplicação internamente. Gol!

A política de baixo custo e pagamento sob demanda da AWS permitiu que startups recém-criadas, como era o caso da VT Real, pudessem escalar suas soluções e oferecer alta disponibilidade aos seus clientes. Além disso a velocidade com que se consegue instanciar um servidor e fornecer acesso a uma aplicação web é absurda. Hoje não possuímos nenhum (absolutamente nenhum) servidor dentro de casa. Todos os nossos servidores, sejam de produção, bancos de dados, homologação, etc, já nascem na nuvem.

Obrigado AWS por me devolver um sono tranquilo!

#empreendedorismo #vtreal #vaivt #tecnologia #aws

Compartilhe este post

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Todos os campos deverão ser preenchidos.




Enter Captcha Here :


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_quvjgikr7b5e25ioiamovmpn37, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0