29/08/18

A economia real dos custos com vale-transporte

A sua empresa tem certeza de que está pagando somente o necessário para o deslocamento dos funcionários?

Arriscamos a dizer que não. Após mais de 25 anos atuando com  auditoria de vale-transporte, constatamos que em torno de 20% dos colaboradores das empresas necessitam de algum ajuste nos valores de seus vales-transporte , impactando em cerca de 18% a mais de custos para a empresa, todos os meses.

A Lei nº 7.418/85 determina  que o empregador antecipe ao trabalhador o valor correspondente à sua  efetiva  despesa com o deslocamento entre a residência-trabalho e vice-versa, a título de vale-transporte. Ou seja, o benefício deve ser utilizado exclusivamente para esse fim. Entretanto, é comum alguns colaboradores, por desconhecimento ou desinformação, optarem por trajetos mais onerosos ou incluírem outros não atendidos pela legislação.

Essa situação pode ser  facilmente percebida quando há saldo remanescente nos cartões ao fim de 30 dias trabalhados, mas será imperceptível se os valores forem efetivamente utilizados em trajetos não cobertos pela legislação e, consequentemente, não havendo sobras no fim do mês.

Tanto uma quanto a outra situação representam prejuízo, que, ao longo do tempo, podem causar um impacto financeiro considerável ao orçamento da empresa. A maneira de evitar os créditos indevidos é fazer uma auditoria para verificar a real necessidade de deslocamento de cada colaborador. Este é um dos principais serviços oferecidos pela VT Real.

Como a auditoria é feita

O mecanismo de desenvolvimento da auditoria é fácil de ser compreendido. A empresa envia as informações dos usuários de vale-transporte da maneira que melhor lhe convier. Bastam a identificação do funcionário, horário de trabalho, endereço residencial e do trabalho, e quanto ele gasta atualmente com vale-transporte, por dia.

Com base nessas informações, a VT Real processa as informações com um algoritmo próprio, que contempla a distância com as linhas de transporte público disponíveis para aquele deslocamento. Após a verificação dos trajetos com menor custo, a empresa recebe um relatório detalhado com as melhores opções para cada funcionário, juntamente com uma Declaração de Opção a ser assinada pelo colaborador, estabelecendo a nova rota e os novos custos de transporte para cada um.

Além da correção dos gastos indevidos com vale-transporte, a empresa contratante tem a segurança, prevista em contrato, de que somente pagará à VT uma fração da economia geral trazida pela auditoria, apenas uma vez. Não há cobranças mensais. Ou seja, o risco financeiro para a empresa é nulo, tornando o processo ainda mais vantajoso.

A auditoria é uma excelente alternativa para eliminar, definitivamente, os custos excessivos com vale-transporte. A VT Real desenvolve esse trabalho há mais de 25 anos, tendo auxiliado empresas de todos os portes e diversificados seguimentos, em várias cidades do Brasil a otimizarem os recursos com o benefício.

Se você também quer que a sua empresa economize com vale-transporte, entre em contato. A VT Real tem muito a fazer por você!

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